terça-feira, 26 de outubro de 2010

perfil E.E.B.P Tancredo Neves

A Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves, se localiza na estrada geral Bela Vista, Ituporanga, Santa Catarina. Com uma estrutura grande, a escola possui onze salas de aula , uma sala informatizada com internet , uma sala de vídeo, uma biblioteca,uma secretaria ,uma diretoria ,uma cozinha , sala de professores , três banheiros sendo um para portadores de deficiência física,possui também uma quadra ao ar livre , e um ginásio de esportes com quadra e arquibancada .
A escola funciona desde 1988, sendo primeiramente composta por apenas o ensino de primeira a quarta série , apos alguns anos, veio a necessidade de formar novas turmas com mais alunos , então surgiu o ensino de quinta a oitava série e logo após formou-se o ensino médio.
Hoje a escola possui 368 alunos de primeira série do ensino fundamental à terceiro ano de ensino médio. Possui também professores formados e efetivos , com a intenção de educar e ensinar crianças e jovens que buscam do ensino a fonte de um futuro melhor. Há escola também conta com uma secretária , uma diretora e uma assistente pedagógica que sempre estão em busca de novas formas de governar a escola de maneira adequada . Os funcionários ajudam na limpeza e embelezação da escola e na preparação da merenda escolar .
Todos meses , uma vês por semana os alunos,professores e funcionários se reúnem no pátio da escola para a realização do hino nacional em sinal de respeito .
Alguns fatos podem ser citados como corriqueiros como, no inicio da aula todos se reúnem antes de começar as aulas para conversar e fazer fofocas , a maioria das vazes sentados nas mesas do pátio.No recreio os maiores sempre dão uma escapadinha e querem furam a fila da merenda , ao fim da aula ninguém vê a hora de ir embora , faltando cinco minutos todos já estão prontos para ir e assim em um instante todos saem rapidamente .
As mudanças necessárias que devem permanecer são do dever de o aluno ao faltar justificar sua falta e em caso de prova apresentar um atestado ou um esclarecimento feito pelos pais, sobre o motivo da falta .Outra mudança é na merenda escolar deve continuar como esta , merenda de boa qualidade e mais saudável.
Uma mudança necessária que deve ser feita com antecedência , é nos esgotos dos banheiros , e nas torneiras das pias pois se está necessitando. Os demais estão muito bom.

Alunos: Leonardo , Marco Antonio 3°ano E.M

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CURRICULO FICTÍCIO

Leonardo Longen, Brasileiro, solteiro, 22 anos
Estrada Geral Coqueiral - Ituporanga – SC. Telefone: 91939202
E-mail: leolongenlonga@Gmail.com.br

Objetivo

Caminhoneiro formado em curso profissionalizante, e com destaque como melhor motorista jovem do ano.

Formação

Instituição: FABET – Fundação Adolfo Bósio de Educação no Transporte.
Curso: Caminhão escola–básico.
Período: De 01/2014 a 02/2014

Qualificação
*Ensino médio completo (2010).
*Carteira nacional de habilitação – Categoria E (2013).
*Curso profissionalizante em transporte de carga e rodoviário (2014).

Experiências profissionais

*Agricultor – 1998 – 2010.
*Caminhoneiro – 2013 – 2014.

Informações complementares

Sempre atuei como caminhoneiro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escolha da profissão

A escolha da profissão é algo pessoal de cada um, não é possível você escolher uma profissão apenas porque seu melhor amigo escolheu ela, ou porque o salario é bom.
Escolhi ser caminhoneiro não por ela ter um dos salários mais altos do mercado, mas porque sempre gostei de caminhão, e penso que o fato de meu pai já ter sido um caminhoneiro tambem enfluenciou um pouco.
Claro, que não posso esquecer riscos e perigos que essa profissão oferece. Entre todas as profissões essa é uma das mais perigosas, a chance de você sofrer um acidente ou de ser assaltado é muito grande.
Essa profissão tambem possui seus lados bons, já que você esta o tempo todo conhecendo novos lugares novas pessoas e novos conhecimentos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Poema de Biologia

ALD

A doença conhecida como ALD
Pode ser transmitida a você
Sem você ter conhecimento
Do que se trata no momento.

É uma doença genética rara
Do grupo das Leucodistrofia
Em que a mulher é a portadora
E o homem há desenvolvera

Devido ao acúmulo de ácidos graxos na cadeia
Ocorre a destruição da bainha de mielina
Afetando a transmissão de impulsos nervosos
Diminuindo rapidamente a coordenação motora .

Por isso ela é passada
De geração á geração
Então tome cuidado
E tenha atenção .




Professora : Ângela Peixe
Alunos : Leonardo ,Marcelo,Marco Antonio 3° ano e.m

Evolução

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os negros em Santa catarina

Santa Catarina sempre representou um papel muito importante para a colonização portuguesa na América . Já que ali passava o tratado de Tordesilhas.
O que interessava principalmente em Santa Catarina era sua localização , já que servia de acesso para outros lucros como ; o contrabando de metais do alto Peru , a captura de gado do Rio Grande do Sul , e o aprisionamento de índios das missões para escravização .
Como o caminho era longo , necessitou-se de pontos de parada . Foi ai que o governo passou a doar colônias e trazem açorianos para se estabelecerem ali.
Com o tempo as colônias açorianas fogem dos padrões .Com isso o governo Português não manteve empenho nelas , deixando os açorianos sem recursos e obrigando eles a viverem da atividade de subsistência , no caso a pesca .
Esses povos estiveram vinculados à disputas entre a coroa portuguesa e a espanhola.Onde Desterro se destacava como ponto de aguarda para navios .
Sua população produzia para a subsistência , o que reduzia o número de escravos. Para muitos , os escravos serviam apenas como posição social .
Nesse período destaca-se a pesca da baleia , em que o branco e o negro trabalhavam juntos.
Até 1850 os escravos representavam apenas a quinta parte da população .
De 1830 em diante , houve mudanças , o que diminui o número de escravos e automaticamente aumentou seus preços . Muitos escravos foram vendidos para as lavouras de café no sudoeste .O que empobreceu a população .
A colonização européia torna então , Santa Catarina escravista , e trazem uma cultura com superioridade racial.
Até 1880 a população negra era muito pequena , a dificuldade de conseguir trabalho e o número de imigrantes eram muito grandes .
Esses imigrantes passaram por várias dificuldades ao se instalarem nas colônias .
Com todas essas dificuldades não era possível ter acumulação para uma importação marina de escravos .
No século XIX ocorreram mudanças nas relações entre negros e brancos.
Com isso revoluções foram feitas pelos escravos , que deixaram a elite com medo da perda do controle . Com esses conflitos a população empobreceu, e apenas os ricos passam a comprar escravos .
Com a instalação do jornal , padrões passaram a ser publicados através deles . Então esses , os principais falam de deveres dos escravos e dos direitos que eles não tinham .
Com todos esses processos , se estabelece os espaços e os papéis dos brancos dominantes , e dos negros dominados .
Todas essas manifestações de racismo contra os negros , possuíam uma grande relação com os açorianos instalados nas colônias .
Outras formas de preconceitos como cor de pele ou ate mesmo a fisionomia do negro , vinham dos próprios índios ,já que o índio tinha um poder maior sobre o escravo negro , pois já habitava nas terras antes de o negro trazido pelos portugueses chegar, o índio assim tendo uma grande dominação sobre estes escravos .
Esses preconceitos cada vez aumentavam mais , chegando ao ponto de que nada poderia ser publicado em um jornal , se houvesse a participação de um negro . já que o negro era visto apenas como escravo , e sua cor tinha significado de traição , ingratidão e tristeza .
O negro passou então , a lutar muito por sua dignidade e sua liberdade , mesmo sabendo que isso só aconteceria através do branco.
Passaram cerca de um século da abolição do negro , e a grande maioria deles passaram a ser motivos de piadas e cada vez mais são excluídos da sociedade .Quando isso vai mudar , e quando os negros serão reconhecidos pelo que fizeram ?

PEDRO Joana Maria (org). Negro em
Terra de Branco . Escravidão e
Preconceito em S.C no século XIX
Porto Alegre: Mercado Aberto , 1988.

Professora : Joelma
Alunos : Leonardo, Marcelo, Marco Antonio 3° ano e.m

quinta-feira, 25 de março de 2010

Liberdade, Preconceito & Religiosidade

No mundo em que vivemos, existem várias religiões e crenças, a cada qual deve ser respeitada por todos, pois cada pessoa é livre para escolher sua crença religiosa.

Nos dias atuais, as pessoas estão sendo privadas de escolher o que realmente desejam, para não sofrerem retaliações por algo que a sociedade julga errado, se privam do direito de ir e vir por causa do temor a violência que só vem aumentando.

Nos dias de hoje, quando alguém tenta ser superior aos demais , gera conflitos, desde um conflito familiar até mesmo em um conflito entre nações, causando até mesmo uma guerra, por fim ainda falam que estão em prol da religião.

Todos têm ou devem ter o direito ao livre arbítrio, de poder fazer suas próprias escolhas, desde que não prejudiquem o próximo.

Atualmente, a descriminação está diminuindo por causa das leis impostas contra a descriminação racial, descriminação religiosa, entre outras, pois dependendo da descriminação pode acarretar em prisão. Se no mundo de hoje as pessoas se respeitassem mais, não haveria conflitos e poderíamos viver em um mundo melhor, as pessoas não iriam estar se matando simplesmente por uma discordância de religião.

Dependendo de raça ou de cor, ou até mesmo de classe social, o que queremos é uma sociedade religiosa com grandes conquistas podendo superar tudo e a todos sem qualquer que seja o tipo de descriminação.

Nosso estado é Laico; isso quer dizer que não tem uma religião específica, pois deve defender todas as crenças e religiões diferentes, pois cada religião tem o direito de ter seu próprio culto, crença, templo e oração.

Quem faz a religião somos nós, então precisamos analisar muito bem isto com clareza e por em prática a reflexão de tudo que pode ou deixa de ser bom para a nossa sociedade religiosa, defendendo todo ser, como a si próprio e criticar todo mal que surge em nosso meio.


Elthon Andrei Israel.

Éderson de Souza Netto.

Leonardo Longen.

Marco Antônio Mees.

Direitos Humanos e Diversidade Cultural.Aulas de Filosofia,2010.

Professora: Joelma Kersbaumer Pereira.
3º ano E.M.

quinta-feira, 18 de março de 2010

OS TRABALHOS DE MENDEL: a primeira lei

O início da genética

Muito cedo na história da humanidade, o ser humano notou que existem semelhanças entre pais e filhos. Isso se explicava não apenas a espécie humana, mas também dos animais domésticos e plantas cultivadas. No entanto o entendimento de como essas semelhanças eram transmitidas começou a se formar há menos de 140 anos. Por que a compreensão desses mecanismos não ocorreu antes?
Primeiro, as semelhanças nas famílias não pareciam apontar para nenhuma regra geral. Herdamos, às vezes, a cor dos olhos de nosso pai, a forma do queixo de nossa mãe, a forma da orelha de um tio distante ou o daltonismo de nosso avô materno.Para aumentar ainda mais a confusão, certas características pareciam ser a “média” entre a característica paterna e materna. Um exemplo é a herança do tipo de cabelo. Homens de cabelos crespos casados dom mulheres de cabelos lisos têm, quase sempre, filhos de cabelos ondulados, caráter intermediário em relação ao de seus pais. Outro fator que atrasou muito a compreensão da herança foi o desconhecimento dos eventos da reprodução. Durante muito tempo não ficou claro, por exemplo, o fato de que os progenitores de ambos os sexos, tanto em animais como em vegetais, participam da reprodução, cada um deles fornecendo células sexuais.
No caso das plantas, essa noção foi aceita apenas em meados do século XIX, a partir dos cruzamentos experimentais. Fica evidente que, enquanto os próprios fatos da reprodução constituíam um mistério para os estudiosos da vida, nenhuma teoria poderia explicar a hereditariedade de maneira satisfatória.
Para nós, que vivemos no século XXI, pode parecer estranho q acontecimentos tão elementares fossem ignorados durante tanto tempo. Afinal, nos dias de hoje a idéia de gene e de cromossomo, a maneira como eles se distribuem na divisão celular e o fato de o DNA ser o material genético são conceitos muito familiares.
Até meados do século XIX, no entanto, tudo isso era desconhecido; a hereditariedade ainda não tinha uma explicação científica.
Em 1865, o monge tcheco Gregor Mendel, fazendo experiências com ervilhas, começou a esclarecer esse problema. Para explicar os resultados que estava obtendo, Mendel supôs a existência de genes (ou fatores) nos organismos e sugeriu um mecanismo de transmissão desses genes de pai para filho.
Os biólogos da época, porém, não entenderam a importância dos trabalhos de Mendel. Foi apenas no ano de 1900, depois da morte do pesquisador, que três outros cientistas, Corresn, Tschermak e De Vries, confirmaram, cada um com seus experimentos, os resultados e as conclusões de Mendel. É, portanto, em 1900 que iniciam as pesquisas sistemáticas nessa nova ciência, que foi denominada genética. Porém, foi somente por volta de 1910 que se entendeu que os genes “moram” nos cromossomos, que são distribuídos às células-filhas nas divisões celulares.
Por fim, em 1944, verificou-se que os genes são pedaços de DNA. Dessa época em diante, inúmeras pesquisas fizeram com que se entendesse, cada vez melhor, como ele controlam a atividade das células.

César e Sezar-Biologia Vol.3 Editora Saraiva-pg12.

Interpretando o texto.
1-De acordo com o texto, podemos dizer que dois fatores principais adiaram a compreensão dos mecanismos hereditários. Que fatores foram esses?
R:Primeiro as semelhanças na família não pareciam apontar para nenhuma regra geral e o outro fator que atrasou a compreensão da herança foi o desconhecimento dos eventos de reprodução.

2-Segundo a crença popular,"os meninossempre puxam à mãe enquanto as meninas sempre se parecem com o pai". Qual é a sua opinião a respeito? Algum trecho do texto anterior contradiz essa afirmação?
R: Na minha opinião podemos possuir característica tanto da mãe quanto do pai, pois herdamos metade dos genes de nossa mãe e outra metade de noso pai. "Herdamos, as vezes, a cor dos olhos de nosso pai, a forma do queixo de nossa mãe, a forma da orelhade um tio distante ou o daltonismo de nosso avô materno".
3. Com as palavras abaixo, construa uma frase que representa uma noção atual e correta das idéias sobre a herança genética:
“Cromossomos, genes, transmitidos de pais para filhos, gametas, DNA, óvulo, espermatozóides”:
R: Quando o espermatozóide que é o gameta masculino, fecunda o gameta feminino, que é o óvulo; surge uma nova vida, as características serão passadas dos pais a seus filhos. Os cromossomos formam uma corrente de DNA, e na qual uma corrente de DNA possui vários Genes. Os genes é que irão atribuir as características dessa nova vida

Quem sou eu

Minha foto
sou leonardo Longen, tenho 17 anos, e sou filho de agricultores.Para meu futuro tenho muitas idéias e poucas conclusões.No momento penso em primeiramente me formar, aí em diante eu só sei que nada sei... O que importa é saúde amor e paz o resto a vida tráz..!